Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONTADA EM FOTOS
Autores
JULIANA PIRES RIBEIRO (Relator)
MARIA ALVES BARBOSA
LETÍCIA DOGAKIUCHI SILVA
DAYSE EDWIRGES CARVALHO
Modalidade Pôster
Área Enfermagem e sociedade
Tipo Pesquisa

Resumo
Estudo com abordagem qualitativa do tipo documental, cujo objetivo foi analisar as ações relacionadas à extensão universitária realizadas pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal Goiás desde sua inauguração em 1975, partindo de arquivo fotográfico existente na instituição. O material constitui-se de fotografias pertencentes ao arquivo da instituição, produzidas por ocasião do desenvolvimento de projetos de extensão por seus responsáveis. Foram identificadas quatro categorias temáticas, denominadas como projetos assistenciais, atividades de cidadania, projetos de educação em saúde e atividades culturais. Os projetos assistenciais incluem atividades com caminhoneiros, comunidades de kalungas e o projeto universidade solidária, nos quais acontecem atendimentos individuais e coletivos, objetivando a prevenção e promoção da saúde. As atividades de cidadania, tais como Ação Global desenvolvido pela Rede Globo em parceria com o SESI e as atividades com deficientes auditivos oferecem momentos de integração e inserção social por meio da conscientização e promoção da saúde. Entre os projetos de educação em saúde podem ser citadas as atividades com escolares, o Projeto Mãos Limpas e cursos oferecidos. As atividades culturais se propõem a fazer a integração de acadêmicos, professores e funcionários visando elevar a qualidade de vida das pessoas envolvidas, por meio das ações de extensão e cultura denominadas Canta FEN e PET-PIRÔ. Verificou-se que os projetos desenvolvidos promovem a inclusão social em diferentes segmentos da população. Concluiu-se que a extensão universitária possibilita um encontro entre o conhecimento teórico–prático, resultando em benefícios ao acadêmico e ao assistido por meio da oferta e procura de assistência e conhecimentos, consolidando-se assim, uma troca de saberes sistematizado entre a academia e a comunidade.