Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título TECNOVIGILÂNCIA: A SEGURANÇA NA ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM
Autores
MAYNAH NEVES CARDOSO (Relator)
EDIANE TEIXEIRA LIMA SILVA
MARIA TEREZA SANCHES FIGUEIREDO
FERNANDO HENRIQUE BRANDÃO MOLENTO
Modalidade Pôster
Área Gerenciamento em enfermagem
Tipo Pesquisa

Resumo
O estudo da notificação dos produtos de saúde da tecnovigilância utilizados na assistência hospitalar aponta que a circulação dos produtos no hospital sem o devido controle sanitário pode gerar riscos e agravos à saúde de usuários e profissionais, além de prejuízos na prática da enfermagem. A tecnovigilância previne, detecta, investiga e intervêm nas queixas técnicas dos produtos de saúde. Portanto, os objetivos abordam o conhecimento sobre queixas técnicas dos produtos de saúde no hospital e propõe estratégias educativas visando a efetividade que proporcione a segurança do serviço. O método empregado é o estudo ecológico descritivo observacional de agregados institucionais em áreas delimitadas e com referência a definição de informação no serviço de saúde na Clínica Pediátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Os dados foram obtidos no questionário com perguntas abertas e fechadas e analisados pelo programa Excel 2003 e categorias. A amostra de 17 profissionais, onde 70%(12) conhecem o processo de queixa técnica, 18%(3) desconhecem e 12%(2) apresentaram dúvidas. A categoria processo de queixa técnica está relacionada à ficha de notificação, comunicação à gerente do serviço, farmácia e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar; na categoria atividades educativas constam que 53%(9) recebem instruções, 41%(7) não recebem e 6%(1) às vezes têm atividade educativa, sendo insuficientes; com necessidade de treinamento; e capacitação técnica pela empresa fornecedora do material. Os resultados indicam que a maioria conhece o processo, mas restringem-se à gerente do serviço de enfermagem, alguns setores e não ao setor que investiga que é a Gerência de Risco. A divulgação por meio da intranet, palestras e treinamentos geram conhecimento sobre os serviços da Gerência de Risco o que possibilita a notificação de queixas técnicas favorecendo a investigação e intervenção, minimizando os riscos e evitando recorrências pelas mesmas causas acometidas aos produtos de saúde.