Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE: OFICINAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL DE ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR
Autores
DENISE ARAÚJO SILVA (Relator)
FLÁVIA VASCONCELOS DE ARAÚJO
IVANA CRISTINA VIEIRA DE LIMA
FRANCISCO JUCIER LUZ SAMPAIO FILHO
PATRÍCIA NEYVA DA COSTA PINHEIRO
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Pesquisa

Resumo
Entre as experiências corporais, emocionais, afetivas e amorosas que ocorrem na pré-adolescência, a descoberta da sexualidade é considerada um marco na vida do indivíduo. Vários fatores podem influenciar de modo adverso na saúde sexual e reprodutiva do pré-adolescente, comprometendo o seu processo natural de crescimento e desenvolvimento. A escola, devido disponibilidade de acesso aos jovens e à natureza educacional do seu trabalho, é considerada, um local privilegiado para programas de prevenção dirigidos aos pré-adolescentes. Diante do exposto, tivemos como objetivo aplicar estratégias educativas, através de oficinas participativas, para pré-adolescentes. Estudo exploratório desenvolvido por um grupo de alunos de enfermagem em uma escola municipal de Fortaleza, no primeiro semestre de 2007. Foram selecionados 20 alunos na faixa etária de 9 a 14 anos. No início de cada encontro foi desenvolvida uma dinâmica interativa referente ao tema abordado com valorização do eu-individual, eu-coletivo e senso coletivo. Foi percebida a recusa da maioria dos participantes do sexo masculino em desenhar o corpo feminino com as suas características sexuais. O mesmo sendo observado na maioria dos participantes do sexo feminino. A maior parte dos participantes considerou a gravidez na adolescência como algo ruim, relatando motivos diversos. Os participantes expressaram a necessidade de maiores esclarecimentos sobre a expressão da sexualidade e as DST/ AIDS, verificando-se, dessa maneira, a necessidade de inserção de ações educativas em saúde dentro dos currículos escolares. Concluímos que o enfermeiro educador deve continuar a fornecer aos jovens os elementos gerais que possam orientá-los e ajudá-los a promover o autocuidado, utilizando os instrumentos pedagógicos apropriados a essas realidades específicas.