Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título VIVÊNCIAS CONSTRUÍDAS COMO EXTENSIONISTAS, EM UM PROJETO NA VILA DA BARCA, BELÉM-PA, COM AGENTES DE SAÚDE
Autores
MONA - LEGI RODRIGUES SOARES (Relator)
ELISA CLAUDETE SERRÃO DE SOUZA
MÔNICA CUSTÓDIA DO COUTO ABREU PAMPLONA
OSENETE BATISTA DA SILVA CARVALHO
RITA DE CÁSSIA GOMES SANTOS
Modalidade Pôster
Área Outros
Tipo Relato de experiência

Resumo
O projeto de extensão surgiu a partir da necessidade de ações educativas junto à comunidade da Vila da Barca no município de Belém-Pa no que diz respeito à saúde da mulher e da criança, revelando-se frágeis diante de uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Em virtude disso, o objetivo deste projeto foi intervir na prática educativa do agente comunitário de saúde (ACS) numa perspectiva transformadora e humanizada através de um curso de capacitação, tendo impacto direto no processo de educação da comunidade, melhorando dessa forma, a qualidade de saúde deste grupo. A educação em saúde é um método de trabalho educativo, que tem a intenção de prestar serviços aos indivíduos e ajudá-los a remover certos hábitos de seu comportamento. Nesse sentido, o trabalho dos ACS possui uma enorme relevância no contexto de educação em saúde. De acordo com o MS (1993) a idéia central de implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) surgiu como estratégia do MS para suprir uma necessidade de atenção primária em saúde, priorizando as ações de informações e educação em saúde. Participaram do curso de atualização e aperfeiçoamento profissional 20 Agentes de Saúde do Programa Saúde da Família da Vila Barca. A concepção pedagógica que norteou o processo de ensino-aprendizagem foi a problematização. Os dados avaliados do curso foram obtidos através de atividades em grupo e individuais com perguntas geradoras relacionadas à educação em saúde, humanização e conteúdos relacionados à mulher e a criança durante as aulas. Analisamos que os ACS, que atende o perfil de educador, durante suas intervenções tornam-se mais sensíveis as questões que permeiam o processo de saúde de uma comunidade. Com base no trabalho desenvolvido, os relatos dos agentes revelam que houve uma grande aquisição de conhecimentos, sensibilidade e reflexão sobre o manejo de abordagem na sua prática, permitindo maior segurança em sua atuação profissional como educador em saúde.