Objetivo: refletir sobre o processo de enfermagem e sua aplicabilidade na prática do cuidado. Referencial Teórico: O estudo está fundamentado teoricamente por alguns conceitos da Teoria Humanística de Paterson e Zderad que nos encaminha para o entendimento de que as ações de cuidado precisam estar em compasso com o diálogo, com a possibilidade de escolhas e com todos os significados presentes na vida humana. A enfermeira é aquela que desenvolve sua prática como um ser humano que sente, valoriza, reflete e conceitua. Do cotidiano da Enfermagem surge o conjunto organizado do conhecimento clínico (PATERSON & ZDERAD, 1979). Metodologia: o estudo foi baseado na observação e aplicabilidade do Processo de Enfermagem focalizando aspectos e conceitos fundamentais de Lynda Juall Carpenito, fundamentação utilizada no hospital onde a prática foi realizada. No primeiro momento observamos a maneira como o as etapas do processo se desenvolve e no segundo momento iniciamos as atividades pautadas no mesmo, onde realizamos de maneira sistemática: coleta de dados, registro dos diagnósticos, resultados esperados, prescrição de enfermagem, e evolução de enfermagem. Análise de Resultados: Os passos realizados foram analisados pelos pressupostos teóricos de Paterson e Zderad onde percebemos que o processo de enfermagem direciona as ações de cuidado, facilita a realização de determinadas atividades, favorece o aluno a iniciar suas tarefas na prática hospitalar, porém não dá conta de situações que surgem de maneira inesperada assim como não pode ser seguido cegamente sem nenhum tipo de questionamento. Conclusões: Não podemos nos prender somente a modelos prontos quando pensamos em cuidar. A abertura para novas possibilidades, a relação dialógica, a responsabilidade e o interesse são pontos fundamentais que devem ser considerados. Compreendemos ainda que precisamos ir além daquilo que está estabelecido e a prática cuidativa deve ser humanizada e compartilhada considerando o momento vivido. |