Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DO PROCESSO DE LIDERANÇA NA PROFISSÃO ENFERMAGEM
Autores
FABIANE DA SILVA SALDANHA (Relator)
LAURA RUTH
OSENETE BATISTA DA SILVA CARVALHO
TARILA SOUSA PAMPLONA DA SILVA
THALYTA MAYSSA PAIVA DAS NEVES
Modalidade Pôster
Área Gerenciamento em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Lourenço & Trevizan (2001) afirma que os enfermeiros mal deixam os bancos das faculdades e logo assumem cargos de responsabilidades que necessitam de liderança: ou vão tomar conta de uma enfermaria onde o cuidado de cabeceira é quase todo dado por técnicos e/ou auxiliares, ou vão para a saúde publica, na maior parte das vezes fazer supervisão, para as escolas ensinar estudantes, funções estas que exigem liderança. Metodologia: a presente pesquisa ocorreu através de uma revisão bibliográfica tendo como foco o cenário da liderança na profissão enfermagem. Objetivos: demonstrar aos acadêmicos de enfermagem a importância do assunto liderança na pratica da profissão enfermagem e despertá-los quanto ao assunto dentro da academia. Análise dos dados: o referencial teórico consultado demonstrou que a liderança em enfermagem consiste em um processo por meio do qual, o enfermeiro, influencia as ações de outros para o estabelecimento e para o alcance de objetivos. A gênese da pratica liderança deu-se com Florence Nightingale de forma autoritária, porém atualmente devido ao novo contexto o enfermeiro desenvolve liderança do tipo liberal (participação do líder e liderados nas decisões), onde para o desenvolvimento dessa prática, o enfermeiro deve desenvolver certas habilidades como: auto-conhecimento, comunicação, relacionamento inter-pessoal, tomada de decisão alem de conhecer o processo de liderança. Conclusão: a formação proporcionada pelas instituições de ensino é satisfatória para o enfermeiro assumir a liderança requerida para o próximo século? A resposta não é simples, entretanto, entendemos que o desenvolvimento da habilidade de liderar do enfermeiro requer mudanças tanto nos órgãos formadores como nas instituições de saúde. As escolas de enfermagem necessitam viabilizar conteúdos e estratégias nos atuais currículos que permitam o aprendizado sobre liderança, bem como compete aos serviços de saúde propiciar o aperfeiçoamento de seus profissionais.