Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Á PACIENTE COM ENCEFALITE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ERIKA MENESES DE CARVALHO (Relator)
JOARA RODRIGUES EVANGELISTA
TALYSSE HENNA DA ROCHA GRACIANO
BIANCA DIAS MATIAS
SARAH CAROLINNE MAZZA OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Relato de experiência

Resumo
A encefalite é uma inflamação no cérebro, caracterizada por intensa infiltração linfocítica do tecido do cérebro e da leptomeninge, podendo causar edema cerebral, degeneração das células ganglionares de cérebro e difusa destruição das células nervosas. As principais causas são: infecção, processo auto-imune, toxinas ou outras condições (infecções virais). Os sintomas iniciais são dor de cabeça, sonolência e febre. Os vômitos e a rigidez na nuca são sinais menos freqüentes de uma infecção do cérebro e da medula espinhal. Em seguida podem aparecer tremores musculares, confusão mental, convulsões e coma. Este estudo trata-se de um relato de experiência em que acadêmicas de Enfermagem acompanharam o tratamento de um caso clínico de uma criança com encefalite, internada em um Hospital Público, na cidade de Teresina (PI). O Relato teve como objetivo analisar o diagnóstico buscando as possíveis causas e assim planejar e implementar ações necessárias ao paciente evitando futuras complicações da encefalite. A metodologia empregada na obtenção, deste relato envolve o histórico do paciente, consultas ao prontuário, entrevista com a mãe da criança, acompanhamento e além da revisão da literatura. A Enfermagem atuou na monitorizarão da função neurológica e dos sinais de risco, na prevenção do desconforto e manutenção da integridade física da pele, contribuindo assim para o bem estar e conforto do paciente, o que é importante para o sucesso do tratamento. Esse estudo contribuiu para fornecer conhecimentos acerca da patologia Encefalite e seus cuidados hospitalares reforçando a importância da sistematização da Enfermagem nos cuidados ao paciente infantil além de aprofundar o conhecimento teórico que encontramos na prática.