OBJETIVO: Este trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade das atividades assistenciais num centro de hemodiálise, em Belém, Pará. REFERENCIAL TEÓRICO: Os profissionais de enfermagem; que executam cuidados aos pacientes portadores de insuficiência renal crônica, e que são submetidos a hemodiálise (HD), necessitam de destreza, habilidade, conhecimento científico e sensibilidade, a fim de promover abordagem humanizada, minimizando a dor, desconforto e estresse dos clientes e familiares. METODOLOGIA: Foram entrevistados 40 clientes, com idade entre 20 e 77 anos, sendo 14 do sexo feminino e 26 do masculino, no período de 02 a 15 de maio de 2007, na sala de tratamento hemodialítico de uma unidade satélite de terapia renal substitutiva. A pesquisa foi realizada pelo método quantitativo e as entrevistas foram individuais, apoiadas por um questionário com 28 quesitos, que permitia ao entrevistado expressar livremente comentários e sugestões. Além do perfil do entrevistado, foram abordadas ainda assistência de enfermagem, infra-estrutura física e tecnológica da HD. RESULTADOS: Foi identificada expressiva satisfação dos entrevistados aos serviços prestados pela enfermeira, 69% (ótimo) e 31% (bom); com relação à assistência desempenhada pelos técnicos de enfermagem, 57% (ótimo) e 43% (bom); estrutura física e tecnologia 49% (ótimo), 45% (bom) e 6% (regular). CONCLUSÕES: A identificação do nível de qualidade da assistência de enfermagem possibilitou o engajamento entre profissionais e clientes, proporcionou relação de confiança entre os envolvidos, estimulou ações de melhorias, fez com que os clientes/familiares demonstrassem menor ansiedade e melhor adaptação á unidade e aos procedimentos realizados. |