Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA VISÃO DA REALIDADE
Autores
PRISCILA DE LIMA PENHA (Relator)
ANA PAULA RIBEIRO DE CASTRO
JÉSSICA JEÓRGIA ROCHA DINIZ
GEÓRGIA ALCANTARA ALENCAR
GIOGO GOMES DE MELO
Modalidade Pôster
Área Enfermagem em saúde coletiva
Tipo Pesquisa

Resumo
Foi lançado em 1994 no Brasil o Programa Saúde da Família que, na sua proposta, prioriza ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde das pessoas de forma integral e contínua, envolvendo a educação em saúde como aliada neste processo. Nesse contexto, se faz necessário analisar os métodos utilizados pelas equipes para informar, sensibilizar e educar a população. Inúmeros aspectos devem ser considerados, especialmente relativos à motivação dos profissionais para realizar práticas educativas, ao tipo de metodologia empregada, a relevância que as equipes atribuem à educação em saúde e identificar possíveis obstáculos ou incentivos a essas práticas. O estudo teve como objetivo analisar de que modo às ações educativas são desenvolvidas pelas equipes do Programa Saúde da Família do município de Juazeiro do Norte – CE. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram 10 profissionais (enfermeiras e médicos) do Programa Saúde da Família nesse município. A coleta de dados se deu em novembro e dezembro de 2007. O instrumento que foi utilizado consiste de uma entrevista semi-estruturada associada à observação participante provida de um check-list. Os dados foram organizados sob forma de categorização das falas dos sujeitos. Foram encontradas as seguintes categorias: Percepção dos profissionais sobre educação em saúde; desenvolvimento de ações educativas pelos profissionais; recursos utilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e apoio do município para realização da E.S. segundo os profissionais. Foi evidenciado que a falta de recursos audiovisuais, espaço físico adequado, pouco apoio do poder público municipal, falta de formação dos profissionais, grande demanda de consultas e valorização destas, atuam como fatores impeditivos para o processo de educação em saúde. Evidenciamos no estudo que a Educação em Saúde ainda não é uma prática efetiva no cotidiano do Programa Saúde da Família.