Foi lançado em 1994 no Brasil o Programa Saúde da Família que, na sua proposta, prioriza ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde das pessoas de forma integral e contínua, envolvendo a educação em saúde como aliada neste processo. Nesse contexto, se faz necessário analisar os métodos utilizados pelas equipes para informar, sensibilizar e educar a população. Inúmeros aspectos devem ser considerados, especialmente relativos à motivação dos profissionais para realizar práticas educativas, ao tipo de metodologia empregada, a relevância que as equipes atribuem à educação em saúde e identificar possíveis obstáculos ou incentivos a essas práticas. O estudo teve como objetivo analisar de que modo às ações educativas são desenvolvidas pelas equipes do Programa Saúde da Família do município de Juazeiro do Norte – CE. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram 10 profissionais (enfermeiras e médicos) do Programa Saúde da Família nesse município. A coleta de dados se deu em novembro e dezembro de 2007. O instrumento que foi utilizado consiste de uma entrevista semi-estruturada associada à observação participante provida de um check-list. Os dados foram organizados sob forma de categorização das falas dos sujeitos. Foram encontradas as seguintes categorias: Percepção dos profissionais sobre educação em saúde; desenvolvimento de ações educativas pelos profissionais; recursos utilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e apoio do município para realização da E.S. segundo os profissionais. Foi evidenciado que a falta de recursos audiovisuais, espaço físico adequado, pouco apoio do poder público municipal, falta de formação dos profissionais, grande demanda de consultas e valorização destas, atuam como fatores impeditivos para o processo de educação em saúde. Evidenciamos no estudo que a Educação em Saúde ainda não é uma prática efetiva no cotidiano do Programa Saúde da Família. |