Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA.
Autores
KATIANA ARAÚJO ARAGÃO (Relator)
THAYS BEZERRA BRASIL
ÂNGELA MARIA ALVES E SOUZA
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Relato de experiência

Resumo
A adolescência é uma fase da vida em que ocorrem intensas transformações físicas e psico-sociais, que se dão muito rapidamente, podendo gerar insegurança e necessidade de experimentar riscos através de comportamentos inadequados. Sabe-se que os adolescentes estão iniciando sua vida sexual precocemente, o que os deixa vulneráveis a gravidez indesejada e contaminação por DST/AIDS. A promoção da saúde tem como principal atividade a educação em saúde, que busca estimular a construção de um pensamento crítico e, assim, capacitar o indivíduo para a mudança de comportamento. Diante do exposto, tivemos como objetivo elaborar uma estratégia educativa acerca da importância do uso da camisinha para a prevenção de DST/AIDS e gravidez não planejada. A oficina foi baseada na Teoria de Enfermagem do Déficit de Autocuidado, de Dorothea Elizabeth Orem, que visa possibilitar aos indivíduos tomarem iniciativas e assumirem responsabilidades que melhorem sua qualidade de vida, saúde e bem-estar. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma das oficinas realizadas durante a disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto I do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Tivemos como público alvo um grupo de 32 adolescentes pertencentes à 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Fortaleza-CE. A oficina educativa dividiu-se em quatro momentos: sessão de relaxamento, palestra, demonstração em prótese do uso correto da camisinha e avaliação da oficina através de questionários auto-aplicáveis. Diante da análise dos questionários e dos relatos verbais do grupo constatamos que os participantes demonstraram contentamento, aproveitamento educativo e aprovação da estratégia como algo prazeroso e motivador, inclusive com solicitações de retorno. Concluímos que a estratégia utilizada educa de modo participativo, permite a compreensão do assunto e o esclarecimento das dúvidas dos participantes, além de ser de fácil aplicabilidade e baixo custo.