Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DE OFICINA EDUCATIVA SOBRE SEXUALIDADE PARA ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA.
Autores
KAMILLY CAMURÇA CAVALCANTE (Relator)
ANA CAROLINE DE OLIVEIRA MORAIS
CATHARINA ROCHA PEIXOTO
CLAUDIANA GARCIA DA SILVA
KARENINE MARIA HOLANDA CAVALCANTE
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Relato de experiência

Resumo
Objetivos: Promover educação em saúde por meio de oficina educativa, fornecer informações sobre mudanças físicas na adolescência, DST e métodos contraceptivos, promovendo discussões e reflexões e esclarecer dúvidas. Referencial Teórico: Os adolescentes representam um grupo bastante vulnerável, pois como estão em processo de desenvolvimento físico, psíquico e social, apresentam dificuldades em exercerem atitudes corretas em relação ao cuidado com sua saúde. Logo, tornam-se expostos às DST e outras doenças e à gravidez precoce. Também contribui para esse desfecho, a influência da mídia, falta de informações adequadas e pressão feita pelos amigos em relação ao inicio sexual precoce. A ocorrência da gravidez na adolescência é considerada um importante problema de saúde pública no Brasil, sendo que desde 1970 vem aumentando o número de gravidezes e diminuindo a idade das adolescentes grávidas (BRASIL,1999). Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência realizado por meio de uma oficina desenvolvida em uma escola de ensino fundamental da rede pública de Fortaleza com a participação de 23 escolares com idade entre 14 e 19 anos. Resultados: Foi verificado que a maioria dos adolescentes tinha pouco conhecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST). A grande maioria dos adolescentes associava as DST apenas com a AIDS. No que se refere aos métodos contraceptivos, a falta de informação foi evidenciada em ambos os sexos. Conclusão: Foi possível perceber ao final desse processo que os adolescentes necessitam de mais informações sobre o assunto e que houve um aumento no nível de informações dos adolescentes participantes, favorecendo assim, o processo de formação de comportamentos que promovem uma boa saúde.