Objetivos: Promover educação em saúde por meio de oficina educativa sobre os tipos de violência, suas causas e conseqüências em uma escola. Referencial Teórico: Desde a fase da infância até o período da adolescência, é comum a ocorrência de diversos tipos de violência contra os membros dessa faixa etária. A violência praticada contra a população infanto-juvenil vem assumindo um papel de crescente destaque no conjunto da morbi-mortalidade em diferentes partes do mundo (AVANCI, 2005). Na luta em prol de diminuição da violência a criança e adolescente é necessário primeiramente uma conscientização social, uma mudança de conceitos e atitudes. É preciso estabelecer um pensamento uníssono acerca do Estatuto da Criança e Adolescente, sobretudo que passemos a acreditar nele como um instrumento necessário ao bem-estar de nossa infância e juventude, nessa empreitada é curial o inter-relacionamento de todos os órgãos federais, estaduais e municipais, além dos não governamentais (CORDEIRO). Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência realizado por meio de uma oficina desenvolvida em uma escola de ensino fundamental da rede pública de Fortaleza com a participação de 32 escolares com idades entre 10 e 12 anos. Resultados: Foi observado que a maioria dos estudantes apresentava algum conhecimento sobre os tipos de violência (verbal, psicológica, doméstica, sexual e no futebol) e alguns até relataram já ter sofrido algum dos tipos citado. Percebeu-se que a violência verbal foi a mais discutida durante as atividades, apesar de relatarem também a violência física praticada pelos pais. Conclusão: Jovens têm usado ferramentas e conceitos errados para entender as causas e conseqüências da violência, e mesmo que quaisquer dessas violências não acabem em mortes, elas têm implicações profundas no desenvolvimento dos mesmos. |