Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UMA FERRAMENTA CIENTÍFICA NO ENSINO E PRÁTICA DE ENFERMAGEM
Autores
JESSE DE OLIVEIRA JUNIOR (Relator)
NINA AURORA MELLO SAVOLDI
SIMERE DE OLIVEIRA PONTES
SORAYA DE MIRANDA RAMOS
Modalidade Pôster
Área Sistematização da assistência
Tipo Monografia

Resumo
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) foi desenvolvida para dar qualidade à enfermagem e, mesmo sendo garantida por lei, ainda encontra seus entraves na prática hodierna. Este estudo tem como Tema: A Sistematização da Assistência de Enfermagem: uma ferramenta científica no ensino e prática de enfermagem, que está inserido na linha de pesquisa: Educação em Enfermagem, área predominante Fundamentos de Enfermagem. Tem-se como objeto de estudo: A sistematização da assistência de enfermagem. A problematização é: Como é vivenciada a aplicabilidade da SAE nos campos práticos? Os objetivos desta pesquisa foram: Descrever as fases da SAE, identificar a aplicabilidade e entraves da implantação da SAE no campo prático. A Metodologia utilizada foi a pesquisa de campo descritiva e qualitativa, sendo utilizado para análise dos dados questionário aberto e de acordo com a Resolução 196/96 e o termo de Consentimento Livre Esclarecido. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores enfermeiros e 10 acadêmicos do 7º e 8º período. A Revisão bibliográfica está estruturada nos tópicos: Buscando razões na história do ensino de enfermagem no Brasil, ética e legislação da SAE no Brasil, as teorias de enfermagem como base para construção da SAE, etapas da implementação da SAE. A análise dos dados revelou desconhecimento por parte dos alunos das fases da SAE, falta de incentivo à prática da SAE nos campos práticos, professores que não executam a SAE em suas atividades profissionais. Concluímos que apesar de todo o ensino teórico sobre a SAE a relação teórico/prática é comprometida. A aplicabilidade da SAE não existe com efetividade em todas as etapas na prática e quando são aplicadas são de forma fragmentada levando a desmotivação das questões relacionadas à sistematização. E os profissionais não estão preparados para a sua implantação uma vez que não encontram espaço e nem incentivo a seu desenvolvimento. Recomendamos reavaliação da metodologia de ensino e prática da SAE.