Objetivou-se com este estudo identificar a percepção do cliente infantil quanto ao uso do lúdico no âmbito hospitalar, proporcionado por uma equipe multiprofissional. A pesquisa de natureza descritiva exploratória com abordagem qualitativa, ocorreu nos meses de fevereiro a abril de 2008, com 10 crianças, de 08 a 12 anos, de ambos os sexos, internadas em um hospital de referência para o atendimento ao cliente infantil, pertencente a rede pública, situada na periferia da cidade de Fortaleza – Ceará – Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada com a seguinte questões norteadora: Você gosta de brincar aqui? Porque? Baseou-se na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Ética referente à pesquisa envolvendo seres humanos. Os resultados foram analisados e distribuídos nas seguintes categorias: Aqui é muito bom e Às vezes, parece que não estou nem doente. Percebe-se que o uso desta técnica incentiva a criança a esquecer o ambiente em que está inserida longe do seu âmbito familiar, como também seu estado de doença o que possibilita aos seus familiares o conforto de saber que ali ocorre a preocupação com o bem estar do cliente infantil. Assim, o estudo permitiu identificar a percepção do cliente infantil quanto ao uso do lúdico no âmbito hospitalar, proporcionado por uma equipe multiprofissional visando o bem estar desta clientela, proposta esta que incentiva outras instituições que tratam do cliente infantil a também assumirem esse papel de serem além de apenas profissionais da área de saúde, como também pessoas que atuam junto a humanização da assistência prestada da saúde coletiva. |