O Atendimento Pré Hospitalar – APH, está regulamentado pela resolução nº 1.671, de 9 de julho de 2003(MARTINS&PRADO,2003).O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU, caracteriza-se como o Componente Pré-Hospitalar do Sistema de Urgência, que tem como missão, prestar atendimento de urgência a vítimas de agravos de natureza clínica, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica nos primeiros minutos de ocorrência. O atendimento pré-hospitalar pelo enfermeiro, está regulamentado através da resolução nº 260/2001, passando o enfermeiro ser participante ativo da equipe. Esse estudo tem como objetivo, identificar as principais dificuldades dos enfermeiros no atendimento pré-hospitalar, e quais as estratégias de enfrentamento adotadas. Realizou-se um estudo qualitativo, para melhor compreensão das experiências vividas. Para coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista semi-estruturado, no período de 03 a 30/09/2007. Participaram do estudo 9 enfermeiros que trabalham no SAMU-192, do município de São Luís-MA. Os resultados mostraram que esses profissionais, prestam cuidados diretos à vitimas de acidentes e males súbitos. Quanto às dificuldades, conforme as falas dos entrevistados destacam-se_ “tive dificuldades em alguns procedimentos, com ambulância em movimento senti insegurança” e _“estava acostumada atender o paciente no hospital, com tudo próximo, e agora o atendimento era na rua”. Conforme a fala dos entrevistados, há falta de preparo para essas atividades no curso de graduação _“quando nos formamos, somos preparados para trabalhar no hospital, pelo menos na minha faculdade era assim” e _“nós não trabalhávamos situações de emergências na minha faculdade”. Como forma de enfrentamento das dificuldades, os entrevistados referiram que os treinamentos em serviços foram determinantes para a superação das dificuldades. Conclui-se que, os profissionais enfermeiros necessitam de conhecimentos e práticas em sua formação básica. |