Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE MENSTRUAÇÃO E SUPRESSÃO MENSTRUAL
Autores
LIDIANE LIMA DE ANDRADE (Relator)
SUZANA DE OLIVEIRA MANGUEIRA
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da mulher
Tipo Pesquisa

Resumo
OBJETIVO: Analisar a percepção de acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba sobre menstruação e supressão menstrual. REFERENCIAL TEÓRICO: A menstruação é uma série de eventos endócrinos dinâmicos interdependentes, em que ocorre a eliminação de sangue e tecido superficial do endométrio sempre que uma ovulação não resulta em gravidez. Embora seja um evento fisiológico, pode causar transtornos a algumas mulheres, o que muitas vezes levam-nas a buscar métodos para suprimir este evento. A supressão menstrual é a interrupção proposital da menstruação através de métodos hormonais. METODOLOGIA: Estudo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, realizado com 20 acadêmicas de enfermagem com idade acima de dezoito anos e que estejam cursando o quarto período ou subseqüentes. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário e analisados com base no método de análise de conteúdo, preconizado por Bardin. É válido ressaltar que foram obedecidos os princípios da bioética, de acordo com a Resolução 196/96. RESULTADOS: Observou-se que 62% compreendem a menstruação como um ciclo natural, 21% como sinônimo de não concepção e 17% como um transtorno. 75% afirmam que a menstruação altera os hábitos da vida cotidiana, enquanto que 25% responderam que não. 15% já utilizou algum método para suprimir a menstruação, 45% não utilizaram e nem utilizariam e 40% não utilizaram, mas utilizariam em caso de necessidade. CONCLUSÕES: Evidenciou-se que a menstruação, apesar de ser um ciclo natural, ainda é vista por algumas acadêmicas como um transtorno que altera os hábitos cotidianos, causando alterações de humor e fisiológicas. A supressão menstrual é um tema pouco conhecido pelas mesmas, o que demonstra a necessidade do enfermeiro realizar ações de educação em saúde visando a um maior esclarecimento sobre o tema de forma que as mulheres tenham argumentos para tomar decisões sobre os processos fisiológicos e patológicos de seu organismo.