Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título OFICINA EDUCATIVA SOBRE VIOLÊNCIA ENTRE ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ANA CAROLINA MARIA ARAÚJO CHAGAS (Relator)
DIEGO JORGE MAIA LIMA
SABRINA FERREIRA DA SILVA
ALINE DE SOUSA GOUVEIA
FRANCISCA ANA MARTINS CARVALHO
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Relato de experiência

Resumo
O Estatuto da Criança e do Adolescente aumentou as denúncias de maus-tratos e levou o poder público a unir-se aos vários setores da sociedade, buscando encontrar uma eficiente política de saúde e de educação que favoreça a interrupção do ciclo da violência. Objetivou-se neste trabalho relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará na produção de uma oficina educativa sobre violência entre adolescentes. Tratou-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em uma instituição pública de ensino fundamental do município de Fortaleza, em outubro de 2007, com discentes entre 10 e 13 anos. Como técnica de apresentação, utilizaram-se bombons variados e distribuídos aleatoriamente, em que cada participante procurou uma pessoa que tivesse o bombom igual ao seu. As duplas conversaram sobre si e, posteriormente, cada um apresentou o seu companheiro. Para uma melhor apreensão de conhecimento, organizaram-se pequenos grupos de alunos para a leitura de uma história em quadrinhos com a temática “Estatuto da Criança e do Adolescente”. Em seguida, houve uma leitura coletiva e pausada na qual as dúvidas surgiam, requerendo exemplificações relacionadas ao cotidiano por eles vivenciado. Foram ainda distribuídas folhas em branco para que os adolescentes escrevessem o que entendiam sobre violência, identificando o significado desse termo a nível pessoal cujas respostas foram lidas e expostas em forma de mural dentro da sala de aula. A partir das impressões do grupo, os acadêmicos palestraram sobre diversos tipos de violência existentes - doméstica, sexual, social, psicológica - e sobre a Lei Maria da Penha. Para findar a atividade, usou-se um caça palavras tanto como estratégia de fixação de conhecimento, quanto de processo avaliativo da oficina. A oficina ressaltou a importância dos conhecimentos sobre Violência em virtude de sua utilidade cotidiana, refletindo sobre os aspectos envolvidos por essa temática e a fase a qual vivenciam.