Observando a vulnerabilidade dos adolescentes e a influência do meio em que vivem, destaca-se o valor do âmbito escolar na vida destes, já que grande parte de seu tempo é dedicado a atividades escolares. Este estudo objetivou descrever as estratégias educativas desempenhadas por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará na produção de oficinas ocorridas durante a disciplina de “Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente”. Tratou-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em uma instituição pública de ensino fundamental do município de Fortaleza, entre outubro e novembro de 2007, com adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos. Sob a perspectiva de Educação em Saúde, as oficinas enfocaram assuntos como “Estatuto da Criança e do Adolescente e Violência”, “Gravidez na Adolescência”, “Sexualidade na Adolescência”, as principais DST’s e “Métodos contraceptivos na prevenção da gravidez e DST/AIDS”. Dentre as estratégias que se destacaram no processo educativo de fixação, reflexão e apreensão de conhecimentos pode-se descrever: o jogo de caça-palavras – colocou-se perguntas sobre o tema da oficina e cujas respostas estavam “embaralhadas” entre outras letras com o objetivo de elucidar as dúvidas ainda existentes e de avaliar o conteúdo exposto; o vídeo educativo – através da visualização e sonorização de imagens mostrou-se com maior propriedade a realidade merecida pela temática; a técnica do “repolho” - utilizou vários papéis amassados em forma de repolho, contendo, cada qual, perguntas em seu interior. Cada participante teria que passar o “repolho” entre os amigos, ao som de uma canção. Durante a pausa da música o indivíduo que estivesse com o embrulho de papéis retiraria uma folha, a fim de responder a questão nela contida. Além de uma imensa satisfação pessoal, ao findar as atividades na escola, observou-se que os alunos apreenderam o conteúdo ministrado nas oficinas mostrando, portanto, eficácia na efetuação das mesmas. |