Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ENTRE ADOLESCENTES NO ÂMBITO ESCOLAR
Autores
DIEGO JORGE MAIA LIMA (Relator)
SABRINA FERREIRA DA SILVA
ANA CAROLINA MARIA ARAÚJO CHAGAS
JOANA JUSSARA SÁTIRO
FRANCISCA ANA MARTINS CARVALHO
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Relato de experiência

Resumo
Observando a vulnerabilidade dos adolescentes e a influência do meio em que vivem, destaca-se o valor do âmbito escolar na vida destes, já que grande parte de seu tempo é dedicado a atividades escolares. Este estudo objetivou descrever as estratégias educativas desempenhadas por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará na produção de oficinas ocorridas durante a disciplina de “Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente”. Tratou-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em uma instituição pública de ensino fundamental do município de Fortaleza, entre outubro e novembro de 2007, com adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos. Sob a perspectiva de Educação em Saúde, as oficinas enfocaram assuntos como “Estatuto da Criança e do Adolescente e Violência”, “Gravidez na Adolescência”, “Sexualidade na Adolescência”, as principais DST’s e “Métodos contraceptivos na prevenção da gravidez e DST/AIDS”. Dentre as estratégias que se destacaram no processo educativo de fixação, reflexão e apreensão de conhecimentos pode-se descrever: o jogo de caça-palavras – colocou-se perguntas sobre o tema da oficina e cujas respostas estavam “embaralhadas” entre outras letras com o objetivo de elucidar as dúvidas ainda existentes e de avaliar o conteúdo exposto; o vídeo educativo – através da visualização e sonorização de imagens mostrou-se com maior propriedade a realidade merecida pela temática; a técnica do “repolho” - utilizou vários papéis amassados em forma de repolho, contendo, cada qual, perguntas em seu interior. Cada participante teria que passar o “repolho” entre os amigos, ao som de uma canção. Durante a pausa da música o indivíduo que estivesse com o embrulho de papéis retiraria uma folha, a fim de responder a questão nela contida. Além de uma imensa satisfação pessoal, ao findar as atividades na escola, observou-se que os alunos apreenderam o conteúdo ministrado nas oficinas mostrando, portanto, eficácia na efetuação das mesmas.