Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO FORMATIVO DA ENFERMAGEM
Autores
LARISSA DE FÁTIMA PONTES AGUIAR ALVES (Relator)
MARCELA MARQUES JUCÁ FERNANDES
PATRÍCIA NEYVA DA COSTA PINHEIRO
Modalidade Pôster
Área Ensino de enfermagem
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A tecnologia pode ser definida como uma técnica, artefato ou alternativa desenvolvidos pelo homem, para facilitar a realização de um trabalho ou criação. A integração da tecnologia vem provocando mudanças significativas nos modelos educacionais pois segundo Merhy(1997) ela pode ser classificada em tecnologia dura, referente ao instrumental complexo em seu conjunto, englobando todos os equipamentos para tratamentos, exames e a organização de informações; tecnologia leve-dura como os saberes profissionais e a tecnologia leve que envolve as relações, principalmente entre profissional e cliente. OBJETIVO: Conhecer as pesquisas sobre a tecnologia no processo educativo e ressaltar sua importância. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, desenvolvida na cidade de Fortaleza, em junho de 2008, pelo processo de busca no Banco de Dados da Bireme (Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) a partir dos seguintes descritores: educação em saúde e tecnologia. Foram lidos e analisados 31 resumos disponíveis neste Banco de Dados. RESULTADOS: Observou-se que as tecnologias disponibilizam recursos para iniciativas inovadoras objetivando superar os modelos tradicionais, colocando o sujeito da apredizagem no centro do processo educativo. Isso traz uma maior horizontalidade ao processo, com base na individualidade. Possibilitando o desenvolvimento de atividade e estratégias educacionais que enfatizem a apredizagem contextualizada, a solução de problemas, a construção de modelos e hipóteses e o domínio do aluno. CONCLUSÃO: As tecnologias estão mudando a formação profissional na saúde, superando a divisão clássica entre o período de aprendizado e o período de trabalho dando origem a educação permanente/continuada em saúde. As experiências voltadas à saúde com uso das tecnologias se apresentam bastante enriquecedoras, servindo como recurso pedagógico e ao mesmo tempo promovendo constante aprendizado.