Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA TRABALHAR A HIGIENE EM PRÉ-ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCA
Autores
DOUGLAS RODRIGUES FEITOSA (Relator)
MARIA DE FÁTIMA ANTERO S. MACHADO
LEIDE DAYANE BARBOSA DA SILVA
RAQUEL ROCHA SOUZA
VERA SANDRA CALIXTO ALVES
Modalidade Pôster
Área Enfermagem em saúde coletiva
Tipo Relato de experiência

Resumo
As medidas de promoção da saúde são fundamentais para melhorar as condições de saúde da população. A escola representa um espaço por excelência para vivenciar práticas de educação em saúde despertando nos alunos estilos de vida saudáveis. Neste sentido é que desenvolvemos um projeto, no período entre junho e agosto de 2007, o qual foi realizado em uma creche, num bairro da periferia do município do Crato, tal local de escolha foi em virtude dos vários fatores condicionantes e determinantes identificados, tais como as precárias condições de saneamento, assistência, entre outros. A vivencia se deu com crianças, em idade pré-escolar, de 2-3 anos e suas mães. A metodologia utilizada foi uma peça de teatro em que enfatizava a higiene pessoal. O recurso utilizado, para tal objetivo, foi balões com cores distintas, vermelho e verde, no qual constavam de desenhos com expressões de choro ou felicidade, respectivamente. Isso proporcionou dinamizar a aprendizagem e explanar o valor de ensinar os hábitos de higiene corpórea, tais como lavar as mãos antes das refeições, cortar as unhas, tomar banho, enfim manter o asseio do corpo. Assim, a avaliação utilizada com balões desenhados foi tida como positiva, já que as crianças demonstravam um bom grau de entendimento a cerca das questões propostas. Conforme respondiam, eram induzidos a levantar o balão para configurar suas opiniões. Foi realizada, também, uma palestra com as mães dos alunos em que foi demonstrada, a partir de slides, a ação educativa implantada com seus filhos. Ainda pudemos contar com a presença de um dentista, em que este fomentou a importância da higiene bucal. Assim, as informações foram colhidas com sucesso, tanto pelas crianças quanto pelas mães. Ao final da apresentação ocorreram entregas de quites às crianças, no qual continham pente, esponja, sabonete, escova e pasta dental. Dessa forma, percebemos que os objetivos alcançados proporcionaram que a metodologia tivesse êxito.