Objetivo: Descrever as intervenções de Enfermagem baseadas em estratégias de cuidado através da implantação de material didático instrucional para as mães de neonatos sob fototerapia. Referencial teórico: Inúmeros são os motivos que podem indicar a necessidade de internação do recém-nascido (RN) em uma Unidade de Internação Neonatal (UIN). Entre esses, cita-se a icterícia neonatal, cujo tratamento inicial é a fototerapia. Apesar de ser um tratamento extremamente comum e conhecido dos profissionais de saúde, para a mãe que ver o RN com os olhos vendados sob luz intensa, pode parecer assustador ou, no mínimo, estranho, de acordo com a sua percepção em relação ao tratamento, seus riscos e benefícios Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Desenvolvido em uma Maternidade pública em Fortaleza-Ce, no período entre fevereiro a maio/2008, tendo como sujeitos 10 mães de neonatos em uso de fototerapia. A natureza da atividade constou de ações educativas em grupo coordenadas pelas pesquisadoras, com apoio de cartilha educativa elaborada para orientar as mães acerca da icterícia neonatal, fisiologia e tratamento, a trajetória da fototerapia com fotos retratando as diversas modalidades de equipamentos empregados para esta finalidade e os principais cuidados de Enfermagem ao neonato sob fototerapia. Observamos o preconizado pela Resolução 196 de 10/10/1996. Resultados: Conforme constatamos os resultados mais significativos para as mães dos RNs sob fototerapia foram, o desconhecimento da terapêutica, a preocupação com a evolução clínica do estado do bebê e a falta de orientações pela equipe de saúde. Contudo após as orientações com o apoio da cartilha educativa constatamos que as mães puderam vivenciar com mais tranqüilidade o RN sob fototerapia. Conclusões: Consideramos que a utilização de tecnologia educativa como estratégia se mostrou adequada e abre novas possibilidades para cuidar da mãe do neonato sob fototerapia. |