Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título O ENFERMEIRO, COMO AGENTE EDUCADOR, FRENTE A PACIENTES PORTADORES DE HANSENÍASE REACIONAL: RELATO DE UM CASO
Autores
RALRIZÔNIA FERNANDES SOUSA (Relator)
JAMYLLE LÚCIA PORTO MACIEL
JÉSSICA SILVA MARTINHO
RAIMUNDO NONATO DE LIMA JÚNIOR
SÍLVIO ÉDER DIAS DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Enfermagem em saúde coletiva
Tipo Pesquisa

Resumo
OBJETIVO: Refletir sobre a atuação da enfermagem na efetivação de ações educativas, direcionadas ao portador de hanseníase reacional, com vistas a lhe possibilitar melhor qualidade de vida. REFERENCIAL TEÓRICO: Foram consultadas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. A busca realizou-se a partir dos descritores: hanseníase, cuidados de enfermagem e educação em saúde. Selecionamos 15 periódicos que serviram na fundamentação dos resultados. METODOLOGIA: Pesquisa descritiva-exploratória, com uma abordagem qualitativa, do tipo relato de caso. O sujeito do estudo encontrava-se em estado reacional da hanseníase, com manifestações eritematosas, infiltrações, neurites, dificuldade de deambulação e apresentava “mãos em garra”. Para obtenção dos dados utilizamos a coleta da história oral narrada livremente pelo depoente. Quanto à interpretação das informações, empregamos a técnica de análise temática. ANÁLISE DE RESULTADOS: Após o término da análise estabelecemos uma única unidade temática: O Enfermeiro – agente educador, promotor de qualidade de vida. A enfermagem está voltada não só para a execução de técnicas, mas, e principalmente, para a educação em saúde como processo integral na promoção da saúde e na prevenção de doenças, intervindo, de forma positiva, na qualidade de vida das pessoas. A identificação dos diagnósticos de enfermagem, neste paciente, foi relevante para a construção do planejamento da assistência de enfermagem, que envolveu a elaboração de metas, objetivos e prescrições de enfermagem como forma de prestar uma assistência direcionada. Estas ações basearam-se em estratégias de apoio e educação, o que nos mostra à relevância do enfermeiro como agente educador. CONCLUSÃO: As orientações em saúde prestadas, pelo enfermeiro, ao depoente se mostraram de suma importância, pois contribuíram pra a aquisição de conhecimentos que reformularam suas atitudes frente á patologia que o acomete, sendo relevante para melhora de sua qualidade de vida.