Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS POR JOVENS MULTIPLICADORES
Autores
MARIA LEONOR COSTA DE MORAES (Relator)
ANA KELVE DE CASTRO DAMASCENO
LEVÂNIA MARIA BENEVIDES DIAS
DIEGO JORGE MAIA LIMA
ANA CAROLINA MARIA ARAÚJO CHAGAS
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Relato de experiência

Resumo
A adolescência é uma fase da vida marcada por um período de grandes transformações. A coitarca precoce e a precariedade de orientação em relação à prática de sexo seguro contribuem para o aumento da incidência das doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre os jovens. Objetivou-se realizar atividades educativas, visando favorecer uma reflexão, construindo e compartilhando conhecimentos sobre a temática DST/Aids. O estudo foi do tipo descritivo a partir da avaliação de jovens participantes do Projeto Jovem Multiplicador de Saúde Reprodutiva do distrito do Croatá no Município de São Gonçalo do Amarante-CE e coordenado pela enfermeira do projeto. Foram desenvolvidas estratégias educativas, como a exposição dialogada através de recursos audiovisuais sobre o tema DST/Aids e atividades lúdicas para fixação de conhecimentos. Participaram do estudo 12 adolescentes, com idades entre 13 e 18 anos, estudantes de ensino médio deste município, no mês de setembro de 2007. Do total, somente 3 havia participado de momentos educativos. Sobre a temática das atividades, 5 adolescentes classificaram como muito instrutivas, 2 como relevante para esclarecerem suas dúvidas, 5 disseram ser educativa e 1 falou ser divertido. Em relação à metodologia, 6 jovens a classificaram como interessante, 2 disseram ser dinâmico e 4 criativo. Sobre os pontos positivos, os jovens citaram o momento como dinâmico, onde puderam aprender de forma prática, fizeram amizades, adquiriram desenvoltura, maior conhecimento sobre o tema abordado, a importância do uso do preservativo e relação de igualdade. Pelo exposto, as metodologias participativas permitiram uma maior expressão dos adolescentes, fazendo com que eles se sentissem construtores dos seus próprios conhecimentos, propiciando uma maior reflexão sobre adoção de um comportamento sexual seguro, indispensável para que os mesmos possam agir como multiplicadores de informações, atendendo as expectativas e ansiedades desse público tão singular.