Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título PERCEPÇÃO DO AMBIENTE HOSPITALAR SOB A ÓPTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autores
CHARLENE PEREIRA DE PAIVA LIMA (Relator)
CECÍLIA COELHO XAVIER
LARISSA EMANUELLA ALVES DA SILVA TORRES ARAÚJO
MANOEL SABINO DE SIQUEIRA SÃO THIAGO
PATRICIA AVELLO NICOLA-PEREIRA
Modalidade Pôster
Área Cotidiano da prática
Tipo Pesquisa

Resumo
Os profissionais de enfermagem durante o processo do cuidar se preocupam com a qualidade do ambiente porque este interfere na recuperação do paciente. Para isso é necessário que se desenvolva uma reflexão critica e dialógica sobre a assistência de modo que todos assumam sua posição enquanto agentes de mudança da realidade hospitalar. Diante dessa análise, avaliou-se a impressão do ambiente hospitalar por profissionais de saúde que atuam na clínica cirúrgica e no pronto socorro do Hospital Dom Malan em Petrolina (PE). Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada contendo sete perguntas aplicadas a dois enfermeiros e a dois técnicos em enfermagem. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas com o consentimento explícito do sujeito. Posteriormente, destacaram-se fragmentos relevantes aos objetivos do estudo. Quando questionados sobre a impressão do ambiente hospitalar três dos entrevistados não demonstraram descontentamento frente à precariedade deste e entendem como normal por ser um hospital público: “minha impressão foi boa. O HDM é um hospital público e está dentro da realidade dos hospitais públicos do Brasil”. Somente um dos enfermeiros destacou que a hotelaria do HDM o incomoda, porém os dois enfermeiros relataram que, a mudança da estrutura física do hospital é importante. Os entrevistados destacam os seguintes pontos como empecilho para o bom desenvolvimento do trabalho: ventilação insuficiente, limpeza ineficaz, falta de equipamentos, precariedade de macas e leitos, cor branca dos ambientes nos períodos noturnos e facilidade de acesso de pessoas externas a unidade. A qualidade da assistência de saúde está intimamente ligada à estrutura do ambiente hospitalar, não sendo este um fator determinante para realização do atendimento, tendo em vista que os profissionais conseguem (apesar da precariedade oferecida pelo ambiente de trabalho) otimizar espaço, tempo e recursos para que o cuidado prestado atenda às necessidades do cliente.