Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA TÉCNICA DE CURATIVO
Autores
PATRICIA PEREIRA DA SILVA PICELLI SANCHES (Relator)
LUIZ MIGUEL PICELLI SANCHES
Modalidade Pôster
Área Ensino de enfermagem
Tipo Pesquisa

Resumo
O tratamento de feridas é uma das diversas atribuições da enfermagem, gerando ansiedade e dúvidas nos acadêmicos. As finalidades dos curativos são muitas, entre elas a proteção da lesão, imobilização, absorção da drenagem, evitar contaminação, fornecer ambiente fisiológico propício à cicatrização, debridamento e inibição do crescimento microbiano. O principal objetivo deste trabalho é avaliar as dúvidas e dificuldades dos acadêmicos de enfermagem, no momento da realização das técnicas de curativos no laboratório de semiologia e semiotécnica. Foram avaliados 80 discentes de enfermagem do 2º e 3º períodos do Centro Acadêmico de Vitória (Universidade Federal de Pernambuco). Através de um questionário e durante a simulação de cuidados, foi possível observar que 17,5% apresentaram dificuldades em definir com precisão qual material utilizar para confecção do curativo, justificando na maioria das vezes à infinidade de produtos que podem ser utilizados. Durante a simulação de cuidados, o item “lavagem de mãos” e “orientação do paciente” não era executado por 35% e 45% dos acadêmicos respectivamente. Aproximadamente 82,5% dos avaliados referiram que apresentam insegurança na execução dos curativos, o que nos leva a uma atenção especial ao procedimento e às estratégias de ensino, capazes de motivar, ensinar e oferecer segurança aos acadêmicos de enfermagem.