Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título AVALIAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: ESTUDO DA RELAÇÃO DA DESNUTRIÇÃO COM REPETÊNCIA ESCOLAR
Autores
ANA LÚCIA DE ALENCAR XAVIER MARQUES (Relator)
ROBERTA DE LIMA MONTEIRO
ELISÂNGELA NÓBREGA FERNANDES
SAMARA DE QUEIROIS MARQUES
MARIA DA GLÓRIA LEITE MOTA
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Monografia

Resumo
A desnutrição tem acometido grande contingente populacional, além de acarretar uma elevada exclusão social, tendo como fator agravante às crianças como principais vítimas, por constituírem um grupo de maior vulnerabilidade, razão de ser alvo para inúmeros estudos e pesquisas, despertando especial interesse dos profissionais da área de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a desnutrição e rendimento escolar em alunos do ensino fundamental I, no município de Quixaba/PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, utilizamos como instrumento uma ficha de avaliação antropométrica das crianças, utilizou-se uma análise quantitativa com abordagem estatística simples, transformada forma de gráficos e tabelas. A população constitui de 239 alunos do ensino fundamental I e a amostra contou com 43 crianças menores de 10 anos. Foi constatado que 37% das crianças eram do sexo feminino e 63% do sexo masculino, onde 100% das crianças analisadas estavam desnutridas ou em risco nutricional, durante uma fase tão importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança durante as quatro séries do ensino fundamental I. A 1ª e a 2ª série teve 25% de repetentes, caindo este número nas duas séries seguintes, enquanto o número de desnutridos permaneceu prevalente nas quatro séries, demonstrando assim que a desnutrição está afetando diretamente na repetência escolar. Constitui um dado alarmante identificar que 100% das crianças estão abaixo do peso, seja em um determinado grau de desnutrição, ou risco nutricional. Estas crianças precisam de especial atenção, o que não acontece, pois este dado nem se quer é conhecido e nem é feito nenhum acompanhamento de crianças nessa faixa etária no município em estudo.