Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título PLANEJAMENTO DO CUIDADO DOMICILIAR A UM PACIENTE EM COMA VIGIL: ESTUDO DE CASO
Autores
ANDREIA ALVES DOS SANTOS (Relator)
ANDERSON LINEU SIQUEIRA DOS SANTOS
ADRIANA DOS SANTOS MENDES
ANTONIO BERNARDO DIAS UCHÔA
GHANDY GOMES BARROS PEREIRA
Modalidade Pôster
Área Sistematização da assistência
Tipo Pesquisa

Resumo
O estado de coma está diretamente ligado a alguma alteração do estado de consciência secundário a qualquer fenômeno que provoque desordem das funções cerebrais, logo, um paciente que se encontra neste estado está impossibilitado de executar atividades de manutenção da vida, da saúde e do bem-estar, enfim, de autocuidado. No ambiente hospitalar, a Enfermagem tem a competência de suprir as necessidades do paciente no que tange as estes aspectos. Entretanto, no ambiente domiciliar, a família assume o papel de cuidador, passando a executar tais atividades. Nesta linha, o presente trabalho tem como objetivos sistematizar a assistência de enfermagem ao paciente comatoso e determinar quais orientações a família deve receber para cuidar do paciente comatoso na residência. O trabalho foi desenvolvido sob a forma de estudo de caso clínico com abordagem qualitativa, realizado em um Hospital Público de grande porte do município de Belém, durante os dias 01/11/2007 à 13/11/2007. Como fonte de dados foram utilizados o prontuário do paciente, um roteiro de entrevista semi-estruturado para coleta de dados a partir da anamnese e exame físico do paciente, além de entrevista com os familiares. A partir da coleta de dados foram determinados os diagnósticos de Enfermagem, intervenções e resultados esperados, segundo Carpenito-Moyet (2006) e elaborado um plano de orientações a serem repassadas à família do paciente para o cuidador domiciliar, enfocando dois aspectos: minimizar fatores de risco no ambiente domiciliar e atendimento nas necessidades fisiológicas do paciente comatoso. O estudo em questão vem ressaltar a importância do Enfermeiro como educador dentro da equipe multidisciplinar, o qual deve trabalhar junto com a família estreitando laços durante o processo ensino-aprendizagem para, nesse sentido proporcionar bem-estar e qualidade de vida ao paciente em coma.