Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título RISCOS BIOLÓGICOS: A ENFERMAGEM E O AMBIENTE HOSPITALAR
Autores
EDIANE TEIXEIRA LIMA SILVA (Relator)
MARIA TEREZA SANCHES FIGUEIREDO
MAYNAH NEVES CARDOSO
Modalidade Pôster
Área Infecção hospitalar
Tipo Relato de experiência

Resumo
O risco biológico interrelacionado a fatores determinantes que predispõem profissionais e comunidade hospitalar, em virtude da complexidade das áreas insalubres, procedimentos médicos, tipo de atendimento prestado e função profissional, além de problemas administrativos, sociais e de práticas educativas, relacionados com a condição e processo de trabalho. A deficiência do entendimento sobre riscos biológicos, numa dimensão de vários saberes dificulta ações de promoção e prevenção da saúde ocupacional. Portanto, objetivo foi compreender o entendimento dos profissionais de enfermagem sobre riscos biológicos no contexto do âmbito hospitalar, enfatizando ações educativas. Trata-se de um estudo de caso descritivo, observacional e qualitativo. O instrumento utilizado foi questionário com perguntas abertas e diário de campo, que foi aplicado à 39 profissionais, sendo 74,35% auxiliares e técnicos de enfermagem e 25,65% enfermeiros. Os entrevistados eram profissionais diretamente expostos a riscos biológicos. A análise subjetiva foi categorizada de acordo com o entendimento de risco biológico – agente biológico (68%); contaminação no local de serviço que pode ter mais ou menos riscos (10%); quando se trabalha com patologias, tipo meningite, tuberculose e HIV(6%); desconheço sobre o risco, mas sei que existe (3%); quando não usa EPI(13%). Outra categoria foi a suficiência de atividades educativas para promoção e prevenção da saúde destacando-se: cursos direcionados a escolaridade e função(52%); os cursos são saturados e os recursos didáticos precisam ser dinamizados (48%). Constatou-se que a concepção de riscos biológicos relacionais, pela maioria dos profissionais da enfermagem, limita-se ao agente, menosprezando o processo e a condição de trabalho. Os quais criticam o método empregado nos cursos, pois são tradicionais e não favorecem a compreensão, o que compromete a efetividade das práticas educativas para a prevenção dos riscos biológicos e promoção da saúde ocupacional.