Este trabalho apresenta uma avaliação dos indicadores de um livro de sintomáticos respiratórios (SR), em uma unidade básica de saúde na cidade de Belém-PA, realizada como ferramenta didática no decorrer de uma prática acadêmica, que teve como objetivos avaliar os indicadores encontrados e um livro de SR e relacionar a avaliação com o desenvolvimento acadêmico. A avaliação é uma função de gestão destinada a auxiliar o processo de decisão visando tornar mais racional e efetivo possível (TANAKA & MELO, 2000). Avaliar é interpretar e julgar um determinado programa, ação, atividade, serviço, comparando a situação atual com um determinado padrão ou referencia pré-definida. Para avaliar as ações de saúde desenvolvidas emprega-se o uso de indicadores de saúde, confiáveis, válidos, mensuráveis e de fácil interpretação, que se baseiam em dados estatísticos que representam a situação de vida (população), situação de saúde, e o serviço de saúde. Foi realizado um estudo de abordagem quantitativa com enfoque empírico-analítico, e os dados foram coletados com autorização prévia da direção da unidade, através da observação direta do livro de SR, e foram registrados os dados do período de 03 de janeiro a 13 de março de 2008. A análise dos dados foi feita a partir do relacionamento dos dados encontrados com os parâmetros ou metas pré-determinadas pelo Ministério da Saúde e, da análise de frações como razões, proporções e taxas. A avaliação de um livro de SR pôde mostrar diversas informações quanto à situação da assistência prestada na unidade em questão, como o número de indivíduos identificados com baciloscopia do escarro positiva e negativa, como também o número de indivíduos que não realizaram a baciloscopia ou que não realizaram a análise da segunda amostra, promovendo a aprendizagem dos acadêmicos em uma situação de trabalho e indicando a importância da programação da atividades para a qualidade dos serviços prestados. |