Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título AVALIAÇÃO DE UM LIVRO DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM BELÉM-PA.
Autores
FABIANE DA SILVA SALDANHA (Relator)
RENATO PEREIRA ARAÚJO
TAIRLA SOUSA PAMPLONA DA SILVA
VICENTE BELISÁRIO DE SOUSA NETO
OSENETE BATISTA DA SILVA CARVALHO
Modalidade Pôster
Área Enfermagem em saúde coletiva
Tipo Relato de experiência

Resumo
Este trabalho apresenta uma avaliação dos indicadores de um livro de sintomáticos respiratórios (SR), em uma unidade básica de saúde na cidade de Belém-PA, realizada como ferramenta didática no decorrer de uma prática acadêmica, que teve como objetivos avaliar os indicadores encontrados e um livro de SR e relacionar a avaliação com o desenvolvimento acadêmico. A avaliação é uma função de gestão destinada a auxiliar o processo de decisão visando tornar mais racional e efetivo possível (TANAKA & MELO, 2000). Avaliar é interpretar e julgar um determinado programa, ação, atividade, serviço, comparando a situação atual com um determinado padrão ou referencia pré-definida. Para avaliar as ações de saúde desenvolvidas emprega-se o uso de indicadores de saúde, confiáveis, válidos, mensuráveis e de fácil interpretação, que se baseiam em dados estatísticos que representam a situação de vida (população), situação de saúde, e o serviço de saúde. Foi realizado um estudo de abordagem quantitativa com enfoque empírico-analítico, e os dados foram coletados com autorização prévia da direção da unidade, através da observação direta do livro de SR, e foram registrados os dados do período de 03 de janeiro a 13 de março de 2008. A análise dos dados foi feita a partir do relacionamento dos dados encontrados com os parâmetros ou metas pré-determinadas pelo Ministério da Saúde e, da análise de frações como razões, proporções e taxas. A avaliação de um livro de SR pôde mostrar diversas informações quanto à situação da assistência prestada na unidade em questão, como o número de indivíduos identificados com baciloscopia do escarro positiva e negativa, como também o número de indivíduos que não realizaram a baciloscopia ou que não realizaram a análise da segunda amostra, promovendo a aprendizagem dos acadêmicos em uma situação de trabalho e indicando a importância da programação da atividades para a qualidade dos serviços prestados.