Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
FRANCISCO JUCIER LUZ SAMPAIO FILHO (Relator)
PEDRO RICARDO MESQUITA DE SOUSA
GERMANA FREITAS DIAS
LUANA DUARTE WANDERLEY
GISELLY OSENI LAURENTINO BARBOSA
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Relato de experiência

Resumo
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Este trabalho foi desenvolvido por seis estudantes de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Foram realizadas práticas educativas com adolescentes da faixa etária de 12 a 18 anos de idade que cursavam a 9ª série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Linhares no turno da tarde. O objetivo do presente trabalho foi investigar o nível de conhecimento dos adolescentes acerca das DSTs, orientar sobre os métodos contraceptivos, avaliando os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do trabalho, além de investigar possíveis alterações de saúde nos estudantes. A estratégia educativa foi desenvolvida através de oficinas utilizando a metodologia participativa de Paulo Freire com os seguintes temas: métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. O grupo dispôs de cinco visitas à instituição nos meses de maio e junho de 2008 para realizar as atividades, sendo a primeira visita para o preenchimento de uma entrevista com o diretor da escola, abrangendo aspectos da instituição e dos adolescentes, e para o reconhecimento da escola, dos alunos e definição dos temas que seriam abordados. A segunda visita foi destinada à realização do exame físico nos alunos, com a formulação dos diagnósticos de enfermagem. Outras duas visitas para a realização das oficinas. Comprovou-se que os adolescentes adquiriram conhecimento a respeito do uso de métodos contraceptivos e acerca das diversas DSTs, concluindo-se no final que as oficinas causaram um impacto positivo para os adolescentes, assim como para a instituição. Todavia, é de fundamental importância que as práticas educativas com os adolescentes nessa escola continuem nas próximas turmas da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, pois ficou claramente estabelecido que a escola possui dificuldades em trabalhar os temas que foram abordados.