EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Este trabalho foi desenvolvido por seis estudantes de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Foram realizadas práticas educativas com adolescentes da faixa etária de 12 a 18 anos de idade que cursavam a 9ª série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Linhares no turno da tarde. O objetivo do presente trabalho foi investigar o nível de conhecimento dos adolescentes acerca das DSTs, orientar sobre os métodos contraceptivos, avaliando os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do trabalho, além de investigar possíveis alterações de saúde nos estudantes. A estratégia educativa foi desenvolvida através de oficinas utilizando a metodologia participativa de Paulo Freire com os seguintes temas: métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. O grupo dispôs de cinco visitas à instituição nos meses de maio e junho de 2008 para realizar as atividades, sendo a primeira visita para o preenchimento de uma entrevista com o diretor da escola, abrangendo aspectos da instituição e dos adolescentes, e para o reconhecimento da escola, dos alunos e definição dos temas que seriam abordados. A segunda visita foi destinada à realização do exame físico nos alunos, com a formulação dos diagnósticos de enfermagem. Outras duas visitas para a realização das oficinas. Comprovou-se que os adolescentes adquiriram conhecimento a respeito do uso de métodos contraceptivos e acerca das diversas DSTs, concluindo-se no final que as oficinas causaram um impacto positivo para os adolescentes, assim como para a instituição. Todavia, é de fundamental importância que as práticas educativas com os adolescentes nessa escola continuem nas próximas turmas da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar do Adolescente, pois ficou claramente estabelecido que a escola possui dificuldades em trabalhar os temas que foram abordados. |