Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título PERFIL SOCIOCULTURAL DO VENDEDOR DE COMIDA DE RUA.
Autores
LEANDRO ROCHA NOGUEIRA SOARES (Relator)
DISRAELI REIS DA ROCHA FILHO
JOAO OLIMPIO FERNANDES JUNIOR
NATALIA LEMOS DO NASCIMENTO
MARIA ISAMEL COSTA GOMES
Modalidade Pôster
Área Enfermagem em saúde coletiva
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução:Comida de rua são alimentos e bebidas prontos para o consumo, preparados e/ou vendidos em vias públicas e outros locais similares, para consumo imediato ou posterior, mas que não requerem etapas de preparo ou processamento adicionais. Inclui frutas e vegetais vendidos fora de áreas autorizadas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa. Foram utilizados questionários pré-elaborados com quinze perguntas, sendo estas quatro fechadas e onze abertas. A pesquisa de campo foi realizada com vendedores de comida de rua no período de vinte e seis de maio a seis de junho de 2008, no perímetro urbano de Teresina-PI. Num total de 211 entrevistados. Objetivo: Analisar o perfil sócio cultural do vendedor de comida de rua e qualidade da mercadoria vendida. Resultado: A Predominância das análises das entrevistas; sexo feminino ( 60,1%); Idade 30-39 anos (28,3%); Tempo de ramo 2 – 4 anos ( 33%), Não tinha capacitação para manipulação (86,6 %), Tipo de comercio( fixo 60,6%), Jornada de trabalho 5 – 9 horas/dia( 60,6 %), Números de membros na família 5 – 10 (48,8 %), Freqüência de higienização da mão/ diárias (freqüentemente 66,1 %), Responsabilidade pela saúde do cliente (SIM 93,7%), Percepção da importância da higiene no comércio (Sim 91,3%), Renda média (1 salário 65,3%), Escolaridade( Fundamental incompleto 36,2 %), dia de trabalho/semana (cinco dias 48%), Produtos vendidos ( salgados 27%). Conclusão: A pesar da grande freqüência da lavagem das mãos, a água utilizada era de baixa qualidade e muitas vezes não se utilizava sabão. Os produtos vendidos não se entravam em local apropriado.