Introdução:Comida de rua são alimentos e bebidas prontos para o consumo, preparados e/ou vendidos em vias públicas e outros locais similares, para consumo imediato ou posterior, mas que não requerem etapas de preparo ou processamento adicionais. Inclui frutas e vegetais vendidos fora de áreas autorizadas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa. Foram utilizados questionários pré-elaborados com quinze perguntas, sendo estas quatro fechadas e onze abertas. A pesquisa de campo foi realizada com vendedores de comida de rua no período de vinte e seis de maio a seis de junho de 2008, no perímetro urbano de Teresina-PI. Num total de 211 entrevistados. Objetivo: Analisar o perfil sócio cultural do vendedor de comida de rua e qualidade da mercadoria vendida. Resultado: A Predominância das análises das entrevistas; sexo feminino ( 60,1%); Idade 30-39 anos (28,3%); Tempo de ramo 2 – 4 anos ( 33%), Não tinha capacitação para manipulação (86,6 %), Tipo de comercio( fixo 60,6%), Jornada de trabalho 5 – 9 horas/dia( 60,6 %), Números de membros na família 5 – 10 (48,8 %), Freqüência de higienização da mão/ diárias (freqüentemente 66,1 %), Responsabilidade pela saúde do cliente (SIM 93,7%), Percepção da importância da higiene no comércio (Sim 91,3%), Renda média (1 salário 65,3%), Escolaridade( Fundamental incompleto 36,2 %), dia de trabalho/semana (cinco dias 48%), Produtos vendidos ( salgados 27%). Conclusão: A pesar da grande freqüência da lavagem das mãos, a água utilizada era de baixa qualidade e muitas vezes não se utilizava sabão. Os produtos vendidos não se entravam em local apropriado. |