Segundo OGUISSO (2000), a educação continuada deve promover o desenvolvimento integral dos trabalhadores de um setor, se possível, no seu próprio local de trabalho, utilizando-se do acontecer habitual de sua ocupação, do ambiente normal do fazer diário, do estudo dos problemas reais e cotidianos, assim com dos instrumentos e situações mais apropriados para se produzir a aprendizagem.O estudo visa mostrar a importância da capacitação para profissionais recém-admitidos em uma unidade pediátrica de tratamento renal, tendo como objetivos específicos: identificar o nível de conhecimento prévio dos auxiliares e técnicos de enfermagem, realizar treinamento para capacitar os auxiliares e técnicos de enfermagem recém-admitidos e averiguar o nível de assimilação do conteúdo exposto. Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva e exploratória, realizada na Unidade Pediátrica de Tratamento Renal do IMIP no período de novembro de 2003 à março de 2004. A amostra foi constituída de 14 auxiliares e técnicos de enfermagem recém admitidos no setor estudado. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com questões elementares a respeito da funcionabilidade e da assistência à pacientes em diálise peritoneal, aplicado em dois momentos (pré-teste e pós-teste).Os resultados levantados foram satisfatórios e reafirmaram a importância de um processo educativo contínuo e sistematizado para a equipe de enfermagem, a medida que apontaram para as mudanças das respostas, registradas no pós teste. |