Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título RECURSO TECNOLÓGICO:MEIO DE INTERVENÇÃO PARA A ABORDAGEM DO CONTEXTO DA SEXUALIDADE E DA PREVENÇÃO DE DST/AIDS
Autores
FLÁVIA VASCONCELOS DE ARAÚJO (Relator)
DENISE ARAÚJO SILVA
KATIANA ARAÚJO ARAGÃO
IVANA CRISTINA VIEIRA DE LIMA
PATRÍCIA NEYVA DA COSTA PINHEIRO
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Pesquisa

Resumo
A adolescência é um período de transição que acarreta importantes modificações bio-psico-sociais. A educação sexual, enfocando DST/AIDS, prepara os adolescentes às mudanças no âmbito fisiológico, emocional, social e na prevenção de riscos. Essa ação educativa deve proporcionar aos jovens uma assistência integral, suscitando a participação por meios didáticos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. A inclusão do recurso tecnológico surge como uma ferramenta da educação em saúde na promoção do auto-cuidado do adolescente. A adolescente devido ao processo de feminização da AIDS e à problemática das questões de gênero, necessita de uma abordagem especial na dimensão da sexualidade, na compreensão do sexo e no domínio do corpo biológico e social para favorecer o desenvolvimento do comportamento seguro e autônomo. O estudo objetiva: conhecer percepções das adolescentes sobre AIDS, DST e sexualidade; promover estratégias de educação em saúde que atendam as necessidades dessas jovens na tomada de decisões; motivar à criação de um recurso tecnológico leve pelas adolescentes; promover comportamentos sexuais seguros. Estudo descritivo, convergente-assistencial, realizado em uma Escola de Ensino Fundamental de Fortaleza-CE, entre novembro a janeiro de 2007-2008, em adolescentes de 12 a 16 anos. Com base no desenvolvimento de seis oficinas educativas. As adolescentes manifestaram conhecimentos acerca dos riscos à saúde na relação sexual desprotegida, porém não tinham esclarecimentos específicos sobre DST/AIDS e formas de prevenção. Ficou em evidência o medo, o constrangimento de falar sobre sexo e assuntos que abordassem sexualidade, e a comprovação do início precoce da vida sexual. Essas jovens, portanto, carecem de informações suficientes para promover uma vida sexual segura e que as estratégias educativas com grupos são ferramentas de suma importância no aprendizado dessas, sendo instrumento capaz de transformar e promover interação e crescimento das participantes.