Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título PAPANICOLAOU NA GESTAÇÃO: CONHECIMENTO E PRÁTICA
Autores
ILKA KASSANDRA PEREIRA BELFORT (Relator)
ROSANA MARIA PAIXÃO CASTELO BRANCO
Modalidade Pôster
Área Enfermagem na saúde da mulher
Tipo Monografia

Resumo
Papanicolaou na gestação: conhecimento e prática Conhecimento e prática do Papanicolaou na gestação. Estudos apontam um ou mais fatores de risco para o câncer de colo uterino em gestantes. Estudo descritivo-exploratório, de abordagem quantitativa. A população foi constituída de 40 gestantes atendidas na Unidade de Saúde Dr. Salomão Fiquene - Cohatrac que estavam realizando pré-natal. A amostra foi composta por 38 gestantes atendidas no mês de março e abril de 2008. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista, utilizando como instrumento um questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas. Após coleta, os dados foram organizados em tabelas e gráficos e discutidos de acordo com a literatura pertinente. A idade das gestantes variou entre 18 a 41 anos, sendo a faixa etária predominante a de 21 a 25 anos. Verifica-se que as maiorias eram casadas e iniciou a vida sexual precocemente (entre 16 e 20 anos). Constata-se que o início do pré-natal se fez no primeiro trimestre, sendo a maioria (33). No que se refere à periodicidade que realizam o exame papanicolaou, percebeu-se que 15 gestantes nunca realizaram ou estavam sem realizar há mais de três anos. As pesquisadas atribuíram a não realização do exame ao medo que maltrate a criança dentro do útero ocasionado pela coleta. Entretanto, quando pesquisado o conhecimento sobre a importância e periodicidade do exame, verifica-se que somente 10 tinham sido orientadas, 4 pelo enfermeiro, porém, 29 não sabiam sua periodicidade.Enfatiza-se que apesar de a maioria das gestantes conhecerem o exame não sabem seu objetivo adequadamente. Considerando a gestação um período de procura espontânea a UBS e de acompanhamento por profissionais de saúde, verifica-se que há uma necessidade destes orientá-las mais efetivamente e de forma que as motive para a realização do exame.