Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título A INCLUSÃO DA MONITORIA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL NA UEPA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CLEONICE MARIA SANTOS MOTA (Relator)
MARIA AUXILIADORA PEREIRA
IVANIR GONÇALVES DO NASCIMENTO
Modalidade Pôster
Área Outros
Tipo Relato de experiência

Resumo
A monitoria em Enfermagem em Saúde Mental exige conhecimentos do aluno em vários aspectos da área, possibilitando o exercício de habilidades teóricas e interpessoais. Os objetivos de vislumbrar a monitoria nessa disciplina foram: possibilitar a participação do monitor nas atividades da disciplina, despertar interesse de alunos para área de Enfermagem em Saúde Mental, proporcionar orientação e participação em projetos de ensino, extensão e pesquisa. A monitoria foi incluída no Curso de Enfermagem/UEPA em 2003, onde o discente desenvolve atividades sob a supervisão do docente no preparo de material didático, nas aulas teóricas e práticas orientando e compartilhando saberes com os subgrupos em campo, além de participar da elaboração de trabalhos de Conclusão da Disciplina e de Projetos de Extensão e Pesquisa em curso. Quanto aos resultados a monitoria tem comprovado que os graduandos de enfermagem puderam usufruir de benefícios que a disciplina traz à sua formação, ao monitor e à academia pela oportunidade de investimento na construção do saber em Saúde Mental. Podemos concluir que o programa de monitoria representa um importante trabalho na melhoria da qualidade do ensino, assim como da relação professor/aluno, desmistificando o preconceito do próprio curso e dos alunos em adentrarem nessa área de extrema relevância da saúde. Consideramos que ainda se faz necessário investimentos para avaliação da disciplina, aprofundamento do conhecimento do monitor, sobretudo quanto a conteúdos da área e didático-pedagógico.