Este estudo trata-se de um relato de experiência vivenciada durante pratica extra- curricular na Unidade Básica de Saúde em Soure (Marajo) Pará, realizado no 1º semestre de 2008, onde foram desenvolvidas visitas domiciliares, estas que fazem parte da dinâmica da UBS e que visa avaliar e promover a educação ambiental ( tratamento da água, manejo do resíduos sólidos, destinação dos dejetos fecais e esgotamento sanitário) a nível familiar com a perspectiva de prevenção de doenças. Objetivamos compartilhar a vivência sobre a realidade ambiental domiciliar sourense e refletir sobre a importância da educação ambiental para a promoção de saúde e para o processo de aprendizagem teórico–pratico na formação de um futuro profissional de enfermagem. Teve-se como suporte teórico CARVALHO(2006) que elucida acerca do desenvolvimento comunitário e educação ambiental, RUSSO(1993) analisando educação ambiental na Amazônia e a Lei Federal n° 9.795, de 27 de abril de 1999 que dispõe sobre educação ambiental. Este estudo é do tipo relato de experiência, de caráter observacional e descritivo, realizado através de visitas feitas a 30 domicílios - por discente do curso de enfermagem - assistidos pela UBS do município de Soure ocorridas do dia 21/04/2008 ao dia 26/05/2008. Como resultados, tivemos oportunidade de constatar o baixo nível de conhecimento acerca do cuidado ao meio ambiente de habitantes sourenses, confirmar a importância da educação ambiental para a promoção de saúde e o importante papel do enfermeiro nesse processo. Concluímos que é de suma importância a educação ambiental para um relacionamento mais harmonioso homem-meio ambiente e que o enfermeiro deve conduzir esse processo, para isso a universidade precisa oportunizar momentos de teórico-praticos para formação de um profissional com consciência ambiental e deste modo conscientizar a população. |