OBJETIVOS: identificar as representações de acadêmicas de enfermagem sobre operacionalização do processo de enfermagem; e analisar as implicações dessa operacionalização para o cuidado de enfermagem. REFERENCIAL TEÓRICO: Foram consultadas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. A busca foi realizada a partir dos seguintes descritores: processo de enfermagem e estudantes de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo-qualitativo, do tipo de relato de experiência em que os dados foram coletados a partir de observação participante descritiva de seis acadêmicas de enfermagem durante suas aulas práticas em instituições hospitalares. A técnica de análise foi à temática. ANÁLISE DE RESULTADOS: Ao término da análise obtivemos duas unidades temáticas: O processo de enfermagem – um cuidar fragmentado: Em nosso primeiro campo de prática percebemos que o processo de enfermagem tinha suas etapas divididas entre as enfermeiras dos diferentes setores que o paciente percorre ao adentrar no hospital. Acreditamos que a realização da etapa do levantamento dos dados, assim como a confecção dos diagnósticos por enfermeiras distintas, pode contribuir para uma sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Já na unidade a prática do plano de cuidado: percebemos que o processo de enfermagem é caracterizado por ser um instrumento metodológico empregado para favorecer o cuidado e organizar as condições necessárias para a sua ocorrência. Porém devido um número reduzido de enfermeiros acaba não acontecendo de forma eficiente e satisfatória, o que implica na interferência do cuidado que é prestado ao paciente. CONCLUSÃO: Este estudo nos fez atentar para um novo olhar no cuidado, por meio do processo de enfermagem, ao ser humano internado em um hospital. Notamos que cabe a enfermeira a tarefa de realizar o processo de enfermagem de maneira mais adequada ao seu ambiente de trabalho, de forma que permita mais qualidade de assistência prestada ao cliente. |