Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título ALTERAÇÒES VISUAIS EM ESCOLARES: CONHECIMENTO E ATITUDES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
RAQUEL MALTA FONTENELE (Relator)
FERNANDA COELHO DE OLIVEIRA SOUZA
MARIA DO ROZARIO DE FATIMA BORGES SAMPAIO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Enfermagem na saúde da criança e adolescente
Tipo Pesquisa

Resumo
A visão, responsável por grande parte das informações sensoriais recebidas do meio externo, é um dos sentidos essenciais para o processo de aprendizagem do escolar. Antes da idade escolar as alterações visuais passam despercebidas pela família, sendo mais facilmente evidenciada pelo educador, que percebe o grande esforço visual do escolar para enxergar, para isso faz-se necessário que o educador seja capacitado para identificar sinais de uma possível alteração visual e com isso contribuir para que haja melhoria da saúde escolar. O Enfermeiro possui importância fundamental neste processo realizando Educação em saúde sobre acuidade visual com pais e educadores. Este estudo descritivo com abordagem qualitativa teve como objetivo levantar o conhecimento e atitudes de professores do ensino fundamental sobre as alterações visuais identificadas nos escolares, discutir as condutas adotadas pelos professores em relação aos problemas por eles identificados e analisar os conhecimentos e as condutas dos educadores frente as alterações visuais em escolares. Os sujeitos foram professores da Escola Municipal Profª Alda Neiva, em Teresina – PI. A coleta de dados foi feita através de entrevista com perguntas abertas. Os dados obtidos foram agrupados em duas categorias significativas e discutidos à luz de referencial temático. A análise evidenciou que os professores identificam as alterações apresentadas apesar de terem pouco conhecimento sobre essas alterações; o conhecimento é adquirido da própria vivência. Quando é identificado algum escolar com alteração visual a família é chamada. Fica evidente a necessidade do Enfermeiro nesse processo, cabe a ele promover estratégias para a prevenção e a detecção precoce das alterações oculares, esclarecendo através de palestras e atividades lúdicas os familiares, os educadores e qualquer pessoa que conviva com as crianças dos cuidados a serem adotados.