A visão, responsável por grande parte das informações sensoriais recebidas do meio externo, é um dos sentidos essenciais para o processo de aprendizagem do escolar. Antes da idade escolar as alterações visuais passam despercebidas pela família, sendo mais facilmente evidenciada pelo educador, que percebe o grande esforço visual do escolar para enxergar, para isso faz-se necessário que o educador seja capacitado para identificar sinais de uma possível alteração visual e com isso contribuir para que haja melhoria da saúde escolar. O Enfermeiro possui importância fundamental neste processo realizando Educação em saúde sobre acuidade visual com pais e educadores. Este estudo descritivo com abordagem qualitativa teve como objetivo levantar o conhecimento e atitudes de professores do ensino fundamental sobre as alterações visuais identificadas nos escolares, discutir as condutas adotadas pelos professores em relação aos problemas por eles identificados e analisar os conhecimentos e as condutas dos educadores frente as alterações visuais em escolares. Os sujeitos foram professores da Escola Municipal Profª Alda Neiva, em Teresina – PI. A coleta de dados foi feita através de entrevista com perguntas abertas. Os dados obtidos foram agrupados em duas categorias significativas e discutidos à luz de referencial temático. A análise evidenciou que os professores identificam as alterações apresentadas apesar de terem pouco conhecimento sobre essas alterações; o conhecimento é adquirido da própria vivência. Quando é identificado algum escolar com alteração visual a família é chamada. Fica evidente a necessidade do Enfermeiro nesse processo, cabe a ele promover estratégias para a prevenção e a detecção precoce das alterações oculares, esclarecendo através de palestras e atividades lúdicas os familiares, os educadores e qualquer pessoa que conviva com as crianças dos cuidados a serem adotados. |