O trabalho discute a promoção da Educação Sexual em torno do processo interdisciplinar de escolarização, principalmente da rede pública, onde centenas de crianças e adolescentes são carentes de informação, de diálogo familiar, afetividade e são motivadas a aprender na rua, de forma, às vezes, equivocada. Como foco da investigação, realizamos uma pesquisa-ação com as crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, de Teixeira de Freitas, identificando o nível de (des)informação a respeito do tema sexualidade. O PETI recebe um público-alvo composto, em sua maioria, por crianças e adolescentes da periferia e da zona rural do município, algumas em extrema situação de pobreza. Os resultados do trabalho confirmam a necessidade de maior esclarecimento sobre o tema, o que só vai ocorrer plenamente, quando a escola investir, de fato, no processo de formação contínua. A experiência ora apresentada mostra que é possível realizar trabalhos como esse, em campos diferentes, como: comunidades, escolas, Ongs e demais instituições, em prol daqueles que não tiveram a oportunidade de aprender aquilo que para nós é conhecimento básico: doenças, prevenção, gravidez precoce, entre outros. Portanto, (re)educar é preciso e necessário que o processo interdisciplinar envolva a graduação. |