Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADES DE RECREAÇÃO E ESTIMULAÇÃO COM CRIANÇAS INDÍGENAS
Autores
ERIKA KANETA FERRI (Relator)
GIACOMASSA, M.D
FERRI; E. K.
Modalidade Comunicação coordenada
Área Outros
Tipo Relato de experiência

Resumo
Há concordância, entre diversos autores, em considerar a \"essência lúdica\" natural e própria da espécie humana, onde essa essência encaixa-se como um modo especial, através do qual o ser humano - e em especial, a criança - interage com o mundo humano e não-humano. Dessa forma, as atividades classificadas como \"lúdicas\" são caminhos pelos quais as crianças se aproximam da realidade exterior, ao mesmo tempo em que recriam através da fantasia, para irem construindo seu psiquismo, alcançando níveis mais elevados de desenvolvimento físico e mental, e para que possam então, transformar criativamente a realidade. Objetivo: Realizar atividades lúdicas desenvolvidas, com o enfoque no auto-cuidado, na prevenção e promoção da saúde.Bem como, realizar atividades de educação em saúde , enfocando temas como a higiene oral, corporal, alimentar e ambiental, entre outros e desenvolver nos acadêmicos as competências de educador em saúde e a transformação social/ educacional fundamentado em ações da enfermagem. Metodologia: a capacitação teórica e prática dos acadêmicos envolvidos no projeto para desenvolver as atividades estabelecidas e previstas na brinquedoteca bem como o desenvolvimento de brinquedos, brincadeiras, histórias interativas e outras atividades e materiais necessários ao desenvolvimento das ações previstas com as crianças, sendo avaliado continuamente este trabalho com crianças e adolescentes para adequação de atividades e brincadeiras observando as peculiaridades culturais de tais comunidades. Tais ações são desenvolvidas semanalmente no núcleo de atividades múltiplas na aldeia e UEMS em parceria com a ONG – Amigo do Índio Conclusão: este oferece ao aluno a oportunidade de estar atuando junto às crianças na comunidade indígena desenvolvendo atividades de educação em saúde, além de permitir conhecer a realidade local, considerando suas peculiaridades e com isso garantir a implementação da atenção integral à saúde da criança indígena na aldeia Bororó/Dourados-MS.