Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título REQUISITOS DE ATENDIMENTO EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SOB A ÓTICA DO CLIENTE
Autores
ANTONIO DE MAGALHAES MARINHO (Relator)
ANTONIO DE MAGALHÃES MARINHO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Gerenciamento em enfermagem
Tipo Pesquisa

Resumo
Quando o paciente busca um serviço de atenção básica de saúde ele trás como expectativa um conjunto de requisitos. Eles se constituem nos fatores geradores da satisfação ou insatifação do usuário em relação ao serviço prestados. A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde (CDUS) reune seis princípios básicos de cidadania, que asseguram ao usuário uma atenção digna no sistema de saúde (MS.2006). Objetivos: Identificar e classificar os requisitos expressos pelo cliente que busca atendimento em um serviço de saúde; Fazer uma associação dos requisitos com os princípios da CDUS. Metodologia:estudo exploratório de caráter quali-quantitativo. Análise de resultados: Através de entrevista feita com 96 mulheres, com idades entre 21 e 63 anos, que procuraram o serviço de ginecologia. Elas apontaram 35 requisitos como expectativas a serem atendidos pelo serviço. Destes requisitos, 14 (40%) foram indicados por mais de 50 das entrevistadas. Dos 35 requisitos, 9 (nove) foram classificados como impressindíveis, para gerar satisfação no paciente; 9 (nove) como necessários; 12 (doze) como recomendáveis e 5 (cinco) como informativos. Quando associados aos direitos pontuados na CDUS, 11(onze) requisitos são relacionados ao 1º princípio da CDUS (“Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde), 15 (quinze) com o 2º (“...direito a tratamento adequado...”; 4 (quatro) com o3º (“...atendimento humanizado...”; 4(quatro) com o 4º (“... atendimento que respeite sua pessoa...”; 1 (um) com o 5º (“...tem responsabilidade para que seu tratamento aconteça....” e zero com o 6º (“... comprometimento dos gestores de saúde...”. Dentre os mais citados temos: \"ter solução para o seu problena de saúde\" (85) e \"garantia do atendimento\" (84) Conclusões: O estudo mostra que mesmo sem conhecer o conteúdo da CDUS os usuário apontam os requisitos que estão expressos na carta. Isto mostra o quanto eles tem consciencia de seus direitos como usuários dos serviços de saúde.