Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA CONCEPÇÃO DO SUS
Autores
TATIANA MARIA MELO GUIMARÃES (Relator)
JUDITE OLIVEIRA LIMA ALBUQUERQUE
KAMILA CRISTIANE DE OLIVEIRA SILVA
SILVANA SANTIAGO DA ROCHA
VIVIANE FERREIRA DAMACESNO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Outros
Tipo Pesquisa

Resumo
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, objetivando identificar nos artigos publicados temas relacionados à formação profissional de enfermagem e discutir a formação profissional na concepção do Sistema Único de Saúde (SUS). As fontes de pesquisa foram artigos científicos de veiculação na base de dados da SCIELO. Nos resultados identificou-se que a caminhada histórica do ensino em enfermagem no Brasil começou a partir de 1890, quando foi criada a primeira escola de enfermagem. Passando por vários períodos de mudanças, como na época das grandes epidemias na qual se exigiu profissionais treinados em Saúde Pública, ou com o crescimento da indústria em 1940, na qual a nova estrutura econômica voltou a influenciar a prática de saúde que passou a ser mais centrada nas necessidades do indivíduo doente. O atual modelo para o setor saúde foi construído a partir do início da década de 80 e consolidou-se na Constituição Federal de 1988, com a formatação do SUS. Hoje, com o SUS, a exigência é de profissionais mais qualificados para prestar assistência humana em todos os níveis de atenção surgindo, então, a necessidade de formação profissional neste novo contexto. Diante da constatação do grande número de trabalhadores de enfermagem sem qualificação técnica o Ministério da Saúde instituiu, em 1999, o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem – PROFAE. Conclui-se assim, a necessidade de uma política pública de capacitação de recursos humanos, adequada às necessidades do SUS.