Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, objetivando identificar nos artigos publicados temas relacionados à formação profissional de enfermagem e discutir a formação profissional na concepção do Sistema Único de Saúde (SUS). As fontes de pesquisa foram artigos científicos de veiculação na base de dados da SCIELO. Nos resultados identificou-se que a caminhada histórica do ensino em enfermagem no Brasil começou a partir de 1890, quando foi criada a primeira escola de enfermagem. Passando por vários períodos de mudanças, como na época das grandes epidemias na qual se exigiu profissionais treinados em Saúde Pública, ou com o crescimento da indústria em 1940, na qual a nova estrutura econômica voltou a influenciar a prática de saúde que passou a ser mais centrada nas necessidades do indivíduo doente. O atual modelo para o setor saúde foi construído a partir do início da década de 80 e consolidou-se na Constituição Federal de 1988, com a formatação do SUS. Hoje, com o SUS, a exigência é de profissionais mais qualificados para prestar assistência humana em todos os níveis de atenção surgindo, então, a necessidade de formação profissional neste novo contexto. Diante da constatação do grande número de trabalhadores de enfermagem sem qualificação técnica o Ministério da Saúde instituiu, em 1999, o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem – PROFAE. Conclui-se assim, a necessidade de uma política pública de capacitação de recursos humanos, adequada às necessidades do SUS. |