Introdução: o estudo desenvolvido pelo Grupo de Direitos Humanos Helena Besserman da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, através do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, visa demonstrar as vertentes para criar um ambiente de trabalho divertido e estimulante com base no talento de cada trabalhador, demonstrando como estimular o compromisso e a paixão pelo trabalho. No limiar do século XXI nos deparamos com a diversidade de fenômenos, questões conceituais e pragmáticas que emergem no mundo contemporâneo, esta temática vem sendo apontada como elemento mediador do equilíbrio da vida em sociedade. Objetivo: externar como transformar chefes em líderes, criar uma política de incentivos e recompensas, delegar poder, manter o moral da equipe sempre em alto, desenvolver o senso de responsabilidade, identificar os melhores talentos a permanecer na equipe, encorajar o gerenciamento de risco e aprender como lidar com pessoas difíceis. Metodologia: no ambiente de trabalho, em casa, na escola, em qualquer lugar. homens e mulheres, independentemente da idade enfrentam um desafio no dia-a-dia: persuadir o outro (ou os outros) a seguir suas idéias. A pesquisa de campo com 500 (quinhentos) entrevistados sugere uma reflexão profunda sobre o conhecimento da liderança no surgir de uma nova era. Referencial teórico: foi utilizada a pesquisa descritiva de cunho bibliográfico e documental com base nas idéias de Howard Gardner, Jack Welch, James Hunter, Gandhi, Paulo Freire, Augusto Cury e Pedro Demo. Análise de Resultados: essas estratégias agregaram valor tanto para a instituição quanto para os envolvidos que lideraram o processo. Conclusão: estimular o trabalhador a colocar em prática a intersubjetividade para extrair as melhores qualidades e habilidades das pessoas e conseqüente aumento da produtividade. |