Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título ERRADICAÇÃO DA DESNUTRIÇÃO INFANTIL: AÇÕES MULTIDISCIPLINARES...
Autores
LAYANA KARITIANA QUEIROGA BEZERRA (Relator)
TÂMISA MARIA DE FREITA COELHO
MANOEL MESSIAS ALVES DE SOUZA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Enfermagem em saúde coletiva
Tipo Pesquisa

Resumo
A desnutrição é uma condição patológica, inespecífica, sistêmica e reversível em potencial, que se origina como resultado de uma deficiente utilização de nutrientes pelas células do organismo, acompanhada de variadas manifestações clínicas de acordo com diversas razões e que se reveste de diferentes graus de severidade. (Nascimento, 2004). O Programa de Reorganização da Atenção Básica no Município de Lagoa Grande – PE - Combatendo a Desnutrição Materno-Infantil PROEXT 2006 – MEC/Sesu, foi criado com o objetivo de sensibilizar a população no sentido de incluí-la no processo de construção e gerenciamento de políticas públicas municipais, buscando uma melhoria na qualidade de vida e, conseqüentemente, o revertimento do quadro de desnutrição infantil nesse local. Para alcançar tais objetivos foram desenvolvidas feiras de saúde, consultas de pré-natal humanizado, puericultura, oficinas de multimistura, conscientização da importância do aleitamento materno exclusivo até 06 meses de vida e o eventual processo de desmame, oficinas de fitoterapia, uso racional da água e recursos renováveis, oficinas de compostagem visando atuar em vários fatores relacionados à desnutrição: deficiências nutricionais, sócio-econômicas e desinformação em relação à alimentação saudável e reaproveitamento de recursos renováveis. O Programa foi realizado com a participação de docentes e discentes de enfermagem, medicina, engenharia agrícola/ambiental, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande, da Pastoral da Criança, da UNIVASF, e setores da sociedade civil organizada. Logo, o projeto demanda um valor social destacável à medida que resgata a cidadania e autonomia, envolvendo a saúde e outros aspectos que influenciam no processo saúde-doença, aliando a extensão, pesquisa e ensino, bem como, articulando a educação e a capacitação através de fecundas parcerias.