Anais - 11º CBCENF

Trabalhos

Título HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO V PERÍODO DA URCA/CAMPUS IGUATU.
Autores
ICARO TAVARES BORGES (Relator)
ANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES
FRANCISCA SILVA DE ALENCAR
FRANCINETE ALVES FELIPE
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cotidiano da prática
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução:O conceito de assistência humanizada é amplo e envolve um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes e a Enfermagem desenvolve-o ativamente de maneira direta, científica. A partir de experiências dos discentes em nosocômio na oportunidade de um estudo de caso clínico,e no calor das discussões em sala de aula emergiram alguns questionamentos acerca da percepção destes.Objetivos: Compreender a percepção do acadêmico do V período de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri-URCA/Campus de Iguatu acerca da Humanização da Assistência de Enfermagem; Identificar os conceitos sobre humanização;Identificar a/as concepção/ões dos discentes acerca da humanização da A discentes acerca da humanização da Assistência de Enfermagem;Verificar as bases teóricas norteadoras do conceito de humanização.Metodologia:estudo descritivo com abordagem qualitativa com os acadêmicos de Enfermagem do V período que aceitaram participar respondendo a questionário em sala de aula.Resultados:A percepção dos acadêmicos está centralizada. Resultados:A percepção dos acadêmicos está centralizada na qualidade de atendimento ao cliente, especificamente na relação humana durante a abordagem de Enfermagem, considerando a visão holística fundamental para o exercício do Processo de Enfermagem,porém apenas um acadêmico referiu como um conjunto de ações.Constatamos a construção contínua das um acadêmico referiu como um conjunto de ações.Constatamos a construção contínua das bases teóricas durante o caminhar acadêmico, porém metade dos sujeitos apontaram somente a disciplina Ciências Humanas e Sociais aplicadas à Enfermagem sendo de maior abordagem sobre o tema e a outra metade indicou outras disciplinas.Conclusões:É necessário fomentar a investigação sobre o assunto e ampliar o contato destes discentes com outras dimensões da humanização passando desde o acolhimento por parte do profissional ao cliente, considerando as condições de trabalho e a cultura gerencial da instituição de saúde.